Tutorial - Importar Extrato Bancario

O Rumo permite importar os lançamentos contábeis do movimento bancário diretamente do arquivo eletrônico fornecido pelo banco. Este arquivo deve estar no formato OFC ou OFX, que é fornecido por todos os bancos. Para obter o arquivo, vá até o site do banco e baixe o extrato do período desejado no formato próprio. Veja bem que não pode ser um arquivo do tipo texto (TXT) ou e arquivo imprimível (PDF).

Com o arquivo em mãos, entre no Rumo no menu Apoio/Importar/Importar Extrato Bancário. A tela de importação pede dois campos: um com o arquivo a ser importado, e o outro com o tipo do arquivo. O tipo deve ser "ofc/ofx". O tipo "txt CEF" é o antigo formato em modo texto fornecido pela Caixa Econômica Federal. Atualmente a CEF também fornece arquivos no format "ofc/ofx". Depois de selecionar o arquivo, peça para executar a importação.

Image


Para gerar os lançamentos contábeis, o Rumo usa os dados contidos no arquivo. Os dados contidos são:
  • Data
  • Histórico
  • Valor

Para definir as contas (débito e crédito) e o histórico a ser usado, o Rumo armazena uma configuração para cada histórico original (contido no arquivo), e só cria lançamentos contábeis para os históricos que estiverem configurados. A configuração desses históricos você acha no menu Arquivos/Contabilidade/Config.Extrato Bancário. Se durante a importação um histórico não tiver nenhuma configuração, uma nova configuração será criada para ele, sem informações de contas (débito e crédito).

Depois de fazer a importação de um extrato é conveniente checar as configurações para ver ser não houve a inclusão de uma configuração de um novo tipo de lançamento. Se uma nova configuração foi criada é porque um novo tipo de lançamento foi encontrado no arquivo de extrato, e ele deve ser configurado para permitir a geração do lançamento contábil. Os tipos novos não geram lançamentos contábeis até que estejam completamente configurados.

Na primeira importação não vamos ter nenhum tipo de lançamento configurado. A tela será como a seguinte:

Image


Para cada tipo de lançamento constante no arquivo deve-se informar um lançamento padrão a ser usado. Lembrando novamente que se o tipo não estiver configurado o lançamento não será gerado. Para informar o lançamento padrão, posicione o cursor sobre o tipo a ser configurado e clique em Alterar. A tela a seguir será mostrada:

Image


Nesta tela, selecione o lançamento padrão a ser usado para esse tipo de lançamento. Se o campo "Inv.Negativos" estiver marcado e o lançamento do extrato estiver com o sinal de negativo (-), o Rumo inverte o débito e crédito do lançamento padrão.

Depois que todos os tipos estiverem configurados, é só pedir para o Rumo importar novamente o arquivo eletrônico do extrato. Todos os lançamentos constantes nesse extrato vão ser importados em um lote de lançamentos. Veja na tela a seguir os lançamentos importados com o nosso exemplo:

Image


Observe que a origem está como 9 (importado de extrato bancário), e o lote informar o nome do arquivo que foi fonte dos lançamentos.

Para importar novamente o mesmo arquivo de extrato, convém antes excluir os lançamentos contábeis já importados, para evitar a duplicação dos dados. Para excluir todos os lançamentos importados desse extrato basta excluir o lote gerado. Os lotes de lançamentos contábeis são encontrados no menu Lançamentos/Contabilidade/Lotes de Lançamentos.

A importação dos lançamentos bancários através de arquivo eletrônico agiliza e aumenta a confiabilidade do serviço do escritório. Vale a pena investir um pouco de tempo para fazer a configuração, pois o tempo ganho na importação dos dados compensa o investimento inicial. Se você ainda tiver dúvidas sobre esse processo, entre em contato com nosso suporte online via Alô Priori e peça mais informações.